sábado, 17 de abril de 2010

Réquiem para um Sonho


  • título original:Requiem for a Dream
  • gênero:Drama
  • duração:01 hs 42 min
  • ano de lançamento:2000
  • site oficial:http://www.requiemforadream.com
  • estúdio:Artisan Entertainment
  • direção: Darren Aronofsky
  • música:Clint Mansell
  • edição:Jay Rabinowitz
  • efeitos especiais:Amoeba Proteu




Tô preparando esse POST faz muuito tempo, fiz uma pesquisa imensa em críticas por aí antes de postar, achei muuita coisa que eu não sabia sobre o filme. Enfim...
Réquiem não é um filme normal, ele é um filme feito para chocar o espectador. E consegue!
O filme é baseado no livro "Last Exit to Brooklyn" de Hubert Selby Jr. lançado em 1964. É dirigido por Darren Aronofsky (diretor de PI que tambem é foda).
A história é centrada em quatro personagens principais: Sarah, uma senhora dona de casa, que tem uma vida pacata até receber um convite para aparecer no seu programa de tv favorito; Harry, filho de Sarah, que vive de trambiques para alimentar seu vício pela heroína e que irá formar um negócio com drogas; Marion, namorada de Harry, viciada em heroína também, cujo sonho é passar o resto da vida com seu namorado; e por fim tem Tyrone, também viciado, melhor amigo e futuro sócio de Harry.
Mas o ponto alto desse fime não está na história em si, e sim na brilhante edição, na trilha sonora perfeita e na atuação de Ellen Burstyn(Sarah) que foi indicada ao Oscar por esse papel.
Me arrisco a dizer que sem a trilha sonora feita por Clint Mansell esse filme não seria nada. Ela é a alma do filme. Ela consegue nos passar os sentimentos dos personagens, os momentos de tensão e o terror da vida em que eles se meteram.
A edição do filme também é citada a parte, com cenas rápidas que deixam quem está assistindo atônito, apavorado e com pena dos personagens. A maneira com que ele foi editado nos faz perceber a aflição e o desespero de quando eles ficam sem se drogar.
Aliás aflição e desespero é o que não falta nesse filme. O filme não tem altos e baixos, ele começa com todos os personagens bem e acaba com eles totalmente na fossa. Sarah recebe uma ligação da TV, Marion faz planos de abrir uma griffe e Harry e Tyrone estão sendo bem sucedidos no tráfico. O filme nos mostra o declínio conjunto dos personagens, quando tudo começa a dar errado na vida deles e vai ficando cada vez pior. Quando você acha que nada de pior pode acontecer, o filme taca mais cenas chocantes na sua cara. E o pior é que você já está tão vidrado nos personagens que você se sente mal por ser incapaz de ajudar, o filme te envolve de uma maneira que você consegue sentir e temer pelos personagens.
Outro ponto forte do filme é a cena final, se quem está assistindo é feito de pedra e não sentiu nenhuma emoção durante o filme, dessa cena ele não escapa. Eles mostram o limite onde uma pessoa pode ir, cada personagem tem seu desfecho e eu realmente não sei qual deles é o pior. Mas ninguém acaba bem. A trilha sonora é tão intensa e a cena é tão rápida que seu cérebro começa a rodar, você tem vontade de sair correndo da sala ou se atirar dentro da tv para fazer alguma coisa. Mas a cena acaba bruscamente para uma cena que serve como um apendice final ao filme para mostrar como eles ficaram, é uma cena rápida pra dar tempo do telespectador conseguir respirar, analisar rapidamente o filme e ainda assim sair extremamente atordoado da frente da TV.
Esse é sem dúvidas o meu filme favorito, não pela sua história clichê, mas por ele conseguir me passar uma noção de realidade e por ele conseguir penetrar na mente de uma pessoa.




Resista ao choque, se você for capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário